ESTAMOS QUASE LÁ!

Retoma de actividade e calendário 2020 actualizado

Estimados Sócios, Patrocinadores e Amigos,

Esperamos que este email vos encontre bem. Como sabem, desde o início de Março temos vivido tempos de excepção com o surgimento, de forma repentina e galopante, da Covid-19. Esta pandemia colocou-nos a todos, sem excepção, em risco de contágio e por isso foram decretados sucessivos Estados de Emergência. Apesar da universalidade do risco de contágio a necessidade de internamento hospitalar e a taxa de mortalidade foram particularmente sentidas pelas pessoas com mais de 70 anos.

Com o primeiro Estado de Emergência foi decretado o confinamento e, consequentemente, a proibição de se jogar golfe. Somente no início de Maio, com o primeiro ‘desconfinamento’, foi permitida a prática de golfe social e agora, na passada 6ª feira, foi decretado que o golfe competitivo seria permitido a partir de 1 de Junho, mas mantendo todas as recomendações de segurança estabelecidas pela DGS.

Na 2ª feira a Direcção do clube reuniu-se para analisar a época desportiva 2020 à luz da situação actual. O momento presente, se bem se venham a sentir melhorias, não está isento de incertezas e perigos. O Corona vírus continua activo, em especial na zona da Grande Lisboa, não existe evidência cientifica acerca do possível ressurgimento, ou não, de um novo brote no outono/inverno e também não há certezas acerca do impacto económico desta crise nos campos de golfe, nos nossos sócios e na sociedade em geral. Sabemos também que a ansia pela reposição dos nossos índices de sociabilidade é enorme, que existe uma enorme vontade de voltar a sentir a liberdade que os campos de golfe nos transmitem, e de voltar a vivenciar a competitividade que existe dentro de nós. Mas para a Direcção do nosso clube, a segurança e a saúde dos nossos sócios, e a segurança dos nossos convidados, é o bem maior que deve ser prezado em todas as decisões. E nesse sentido a prudência foi o maior dos pilares na nossa tomada de decisão.

O Calendário 2020 do CGEng era muito vasto e diversificado, com três competições (Ordem de Mérito, Sixes MatchPlay e Sunset), um campeonato do clube, um torneio de pares e vários torneios interclubes. Neste três meses de inactividade vários torneios foram suspensos o que obriga a uma enorme reorganização dos torneios. Atendendo a que a competição favorita dos sócios é a Ordem de Mérito, que o Sunset é uma competição jogada ao final de tarde de dias de semana tendo de estar concluída até à primeira semana de Setembro; e que existe uma grande incerteza do que acontecerá com o Corona vírus no Outono, o calendário do clube foi transformado com os seguintes considerandos:

  1. Torneio do Regresso – no dia 21 de Junho, em Tróia, será realizado, em sistema de saídas sucessivas , um torneio stableford net para nos familiarizar com as novas regras de segurança. Não contará para a OM.
  2. Ordem de Mérito – passará a incluir 8 torneios, em vez dos inicialmente previstos 7 torneios, e contarão os 5 melhores resultados para a determinação da classificação final. Ao já realizado torneio na Aroeira 1, teremos torneios na Qta. da Marinha, Qta. do Peru, Montado, Lisbon, Qta. do Peru, Vale de Lobos e finalizaremos na Qta. da Marinha.
  3. Sunset – a impossibilidade de um cocktail no final dos 9 buracos, a imprescindibilidade do shotgun às 18h e o pôr do sol antes das 20h a partir da 1ª semana de Setembro levaram a que a competição sunset fosse anulada.
  4. MatchPlay – anulamos esta competição para podermos realizar os torneios da OM.

Relativamente aos prémios, quer o Blue Jacket quer o Prémio Wold AM 2021 serão para o vencedor da OM Net dado não haver campeonato do clube (que somente faz sentido se existirem várias competições).

Quanto às medidas de segurança, e não descurando as medidas operacionais que serão implementadas em cada torneio, teremos:

  1. Não existirá almoço, nem distribuição de prémios, até que a situação o permita.
  2. Os scorecards serão pessoais e sem trocas – cada jogador receberá o seu cartão, iremos ver se será possível estarem com o starter, marcará o resultado de um jogador pré definido pela organização, depois os seus resultados e o dos seus colegas. No final entregará o seu cartão assinado.
  3. Prazo de reclamação de resultados – passará a ser de 24h. Como todos os jogadores marcarão todos os resultados será fácil validar reclamações.
  4. Pagamentos – queremos reduzir ao mínimo a necessidade de os jogadores irem ao club house. Iremos ver uma forma de se fazerem os pagamentos de forma electrónica.
  5. Divulgação de resultados – divulgaremos no site do clube assim que os mesmos forem introduzidos pelo campo
  6. Buggies – serão tratados, como até agora, junto do campo pelo jogador interessado.
  7. Saídas sucessivas – pelo menos nos torneios de Junho o formato será de saídas sucessivas. No ato de inscrição será dada a oportunidade a cada jogador de escolher um de 3 períodos (8h30-9h ; 9h-9h30; 9h30-10h).

Em breve abriremos no site do clube as inscrições para o Torneio do Regresso, em Tróia (21 Jun), e para a 2ª OM na Qta. da Marinha (27 Jun).

O calendário actualizado pode ser consultado aqui.

Saudações desportivas,

Direção do Clube de Golfe dos Engenheiros

Deixe uma resposta